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Querido leitor,

Desculpe por receber você aqui com uma carta, não com um textinho padrão que talvez você esperasse ler aqui. Minha história dá um livro e eu preciso contar por quê. 

Quando eu nasci, meu destino estava escrito:

"Você vai para a prateleira de clássicos. Lá, os livros têm o respeito que merecem."

Não podia ter sido diferente pra quem veio de uma família como a minha. Pai neto de russos com mais de oitocentas páginas, mãe descendente de italianos que cresceu com Machado de Assis de um lado e Mario de Andrade do outro. Meu avô veio da Itália sem nenhum fitilho entre as páginas, mas com o orgulho de trazer a Divina Comédia em capa de couro pela primeira vez ao Brasil - aliás, ele jurava em pé que entre nossos antepassados temos um papiro.

Eu devia passar no vestibular, de preferência entrar em Gutenberg, receber uma tipologia com serifa, encadernação numerada com capa de tecido e, pronto, futuro garantido.

Desculpe se sou tão diferente do que você entende por "livro". 💁‍♂️

E sei como essa paixão toda começou. Na minha primeira grande viagem sozinho, para um festival de música: Livrostock. Paz, amor e livros. ✌️😊 Aquelas capas com pantone neon se abrindo durante a noite... Papel colorido na pasta! Verniz à base de água! Todo mundo jogado na lama no dia seguinte. Muitas páginas amassadas - algumas rasgadas também, mas ok, parece que algumas viraram até celebridades.

Voltei e, ao invés de entrar nas chapas de Vade Mecum, a contragosto dos meus pais, entrei em Empreendedorismo com Papel. Pagava o aluguel trabalhando de assistente de cozinha no restaurante universitário (saudades da massa com molho de tinta do Brochura) durante o contraturno e ainda ensaiava com a minha banda, a Iron Paper, no domingo.

Foi na faculdade que eu conheci a paixão da minha vida, por causa de uma nota de rodapé, mas isso é outra história. Olha, eu abraçaria e beijaria para todos os dias para sempre a Alice mesmo se eu fosse papel e ela fosse tesoura 🥰 (pera aí, sou papel sim 😳). Ok, se eu fosse um balão e ela um cáctus). A gente se graduou quase juntos, namorou e, bom, a gente mora junto e tem um espaço com livros organizados por cores na sala, do lado dos CDs e dos boxes de DVDs das nossas séries preferidas (por incrível que pareça, nunca brigaram).

Um dia, vi uma luz se acender entre minhas páginas. Senti um chamado para ajudar outros que não se encaixam nos padrões do sistema, do mundo literário. Fundei essa comunidade aqui, chamada Belas Letras.

 

Obrigado por entrar na nossa comunidade. 😊 Agradeço em meu nome e no de todos os nossos irmãos e irmãs que enchem as prateleiras on-line por aqui, mas também as de livrarias que acreditam na nossa causa.

O slogan da Belas Letras é Respeita o Livro e queremos compartilhar com você o por quê (: 

Estamos acostumados a olhar para os livros com orgulho em nossas estantes, ou desejá-los nas prateleiras das lojas e livrarias, mas existe uma pergunta que raramente fazemos:

Como é feito um livro? Ele é muito mais do que papel. O preço dele é definido pelo trabalho criado a partir de muitas mãos e muitos meses, que geralmente não é visto toda vez que olhamos para um livro pronto.


SELEÇÃO DE ORIGINAL (1 a 6 meses)
É nessa etapa que é escolhido o conteúdo a ser publicado pela editora, a partir de critérios como adequação ao catálogo, relevância, qualidade e impacto comercial. Logo após a seleção do título, um contrato de edição é firmado e tem início o processo de produção.


EDIÇÃO DE TEXTO (2 meses)
No processo de edição, o editor faz as alterações necessárias na estrutura do texto, podendo sugerir mudanças na narrativa, desenvolvimento de passagens e personagens, correções de furos ou problemas no enredo da história e outros detalhes que possam prejudicar o resultado final da obra.


TRADUÇÃO (6 meses)
O editor responsável pelo livro deve escolher um tradutor levando em consideração o alinhamento do profissional com o tema/tipo do livro, sua disponibilidade e seu orçamento.


PREPARAÇÃO DE TEXTO (6 meses)
Na preparação de texto, também conhecida como copidesque, são observados a padronização, estilo, coerência erros de gramática e ortografia no texto. Alguns pontos essenciais do livro são definidos nessa etapa, como o estilo de notas e diálogos, além de títulos e subtítulos.


PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO (1 mês)
Aqui é definida a tipografia do texto e toda a organização das fontes nas páginas, ajustando o texto no projeto gráfico do livro. É a etapa que define a área à qual o texto ficará circunscrito dentro das margens.


REVISÃO (1 mês)
A fase de revisão é uma das que mais exige cuidado e atenção do profissional. Deve ser feita a revisão ortográfica, gramatical e revisão da diagramação. A revisão deve ser feita quantas vezes forem necessárias e deve ser aplicada em todo o livro e não apenas no texto.


CAPA E PARATEXTOS (1 mês)
Os paratextos são os textos de apoio que ajudam a complementar a obra. São eles títulos, quarta-capa, orelhas, apresentação, prefácio, posfácio, release e qualquer texto anexado. Já a capa é um dos itens mais importantes do livro, sendo um dos fatores que mais ajuda nas vendas.


PRODUÇÃO GRÁFICA (1 mês)
Hora de fazer a última revisão e todas as alterações necessárias antes de fechar o arquivo e enviar para a gráfica. Os arquivos são enviados no formato PDF, sendo um arquivo diferente para cada item de impressão/produção gráfica como capa, miolo, caderno de imagens, etc. É a etapa que tem um dos maiores impactos financeiros no valor final da obra.


DIVULGAÇÃO (1 a 3 meses)
Antes do fechamento do livro, as equipes de comunicação, marketing e comercial da editora já começam a trabalhar no planejamento de divulgação do livro e estratégia de vendas.

 

Longa a jornada de produção de um livro, né? Existe muita história e trabalho por trás das páginas dos nossos companheiros de papel. É por esse motivo que por aqui o nosso lema é RESPEITA O LIVRO.

Clique aqui e acompanhe de forma breve o processo de produção de um livro. (: