Criatividade como ferramenta de empoderamento
Uma coisa que o design me ensinou para a vida foi compreender que todo problema é uma oportunidade para exercermos o pensamento criativo, para fazermos diferente, melhor e com maior impacto o que criamos para o mundo.
Durante anos direcionei minha criatividade para a resolução de problemas de projetos de design, onde o processo criativo de forma muito simplificada, se divide em dois grandes movimentos: descobrir o que fazer e o como fazer.
E para que eu pudesse performar cada vez mais nos projetos, me dediquei não só em aprimorar habilidades técnicas como designer, mas também queria aprender como potencializar minha criatividade, começando a entender os fatores que a bloqueia, visto que sempre acreditei que é a criatividade que dita o quão inovadora é uma solução.
Essa jornada de curiosidade pela criatividade hoje me rendeu uma transição de carreira, visto o grande potencial de mudança e transformação que ela representa para nossas vidas. Minha missão hoje é ajudar as pessoas a desbloquear sua criatividade para explorar seu potencial criativo, extraindo o melhor de si e do mundo.
Concordo em gênero, número e grau com Tina Seelig quando ela se refere à criatividade, inovação e empreendedorismo, no livro Regras da Criatividade, como ferramentas de empoderamento. Assim como concordo com ela de que criatividade precisa de estrutura, conhecimento, habilidades e controle.
A criatividade é uma habilidade que nos obriga a olhar para dentro de nós, a aprender tudo sobre esse mundo chamado EU. É lá que moram nossos talentos naturais, os aprendizados com nossas experiências, nossas motivações, nossas crenças e propósito. Isso tudo vai construir as lentes que nos farão vislumbrar as oportunidades disfarçadas de problemas.
Ela é capaz de combinar habilidades, atitudes e conhecimentos para mobilizar os recursos que necessitamos para concretizarmos sonhos e mobilizar as pessoas a participarem dessa jornada com a gente. A criatividade é para mim como uma ponte que conecta a vida que temos com a vida que desejamos viver. Eu adoro ajudar as pessoas a construir pontes!
Pâmela Machado, Life Designer e Especialista em Performance Criativa