Meu carrinho de compras
Carrinho Vazio
03/10/2023

Como um livro é feito?

Como um livro é feito?


Livro é caro?

Em meio a discussões atuais sobre o preço dos livros, que envolveu recentemente alguns dos maiores influenciadores do Brasil, estamos lançando um novo slogan e ao mesmo tempo uma campanha para mostrar o valor intangível do livro, que vai muito além do papel onde ele é impresso. Nós gostaríamos de compartilhá-lo com você, em primeiro lugar.

O slogan? “Respeita o livro”.

Os livros são parte importante e fundamental da vida dos apaixonados por leitura. De romances, poesias, histórias fantásticas e assustadoras até um vasto material de estudo e aprendizados, os livros sempre estão presentes em diversas fases de nossa vida. Estamos acostumados a encontrá-los nas prateleiras das livrarias, finalizados e precificados, apenas esperando a oportunidade de encontrar um lar em alguma estante ao lado de outros livros.

Mas como um livro é feito? Quais são os bastidores da produção de um livro até chegar em sua versão final e ser enviado para as lojas?

Existe um longo processo por trás do produto final, que envolve diversos profissionais e uma mão de obra extensa, cuidadosa e que pode levar anos para ser concluída.

Seleção de Original

É nesta etapa que é escolhido o conteúdo a ser publicado pela editora, a partir de critérios como adequação ao catálogo, relevância, qualidade e impacto comercial. A seleção de um original pode ocorrer através de agentes editoriais e editoras estrangeiras que apresentam seus catálogos e futuros lançamentos para o mercado interessado, agentes brasileiros que seguem a mesma sistemática, editoras que criam seus próprios projetos e convidam autores para escrever ou autores que apresentam seus trabalhos originais diretamente para as editoras. Logo após a seleção do título, um contrato de edição é firmado e tem início o processo de produção.

Edição de Texto

No processo de edição, o editor faz as alterações necessárias na estrutura do texto, podendo sugerir mudanças na narrativa, desenvolvimento de passagens e personagens, correções de furos ou problemas no enredo da história e outros detalhes que possam prejudicar o resultado final da obra. Textos já publicados e revisados anteriormente não são isentos de uma nova edição ou projeto editorial, podendo sofrer alterações quando necessário. O trabalho de edição pode ser executado por um editor, agente ou até mesmo um colaborador externo.

Tradução

O editor responsável pelo livro deve escolher um tradutor levando em consideração o alinhamento do profissional com o tema/tipo do livro, sua disponibilidade e seu orçamento. Na maioria dos casos o tradutor é contratado como freelancer ou prestador de serviços, sendo raros os casos em que o tradutor recebe direito autoral. O editor deve então fazer um briefing para que o tradutor possa trabalhar com maior exatidão no livro.

Preparação de texto

Na preparação de texto, também conhecida como copidesque, são observados a padronização, estilo, coerência erros de gramática e ortografia no texto. Alguns pontos essenciais do livro são definidos nessa etapa, como o estilo de notas e diálogos, além de títulos e subtítulos. O texto é adequado ao padrão estabelecido pela editora

Projeto Gráfico e Diagramação

Aqui é definida a tipografia do texto e toda a organização das fontes nas páginas, ajustando o texto no projeto gráfico do livro. É a etapa que define a área à qual o texto ficará circunscrito dentro das margens.

Revisão

A fase de revisão é uma das que mais exige cuidado e atenção do profissional. Deve ser feita a revisão ortográfica, gramatical e revisão da diagramação. O revisor deve conhecer todas as etapas de produção do livro para que possa identificar possíveis falhas que passaram nas etapas anteriores e fazer a devida correção. A revisão deve ser feita quantas vezes forem necessárias e deve ser aplicada em todo o livro e não apenas no texto.

Capa e paratextos

Os paratextos são os textos de apoio que ajudam a complementar a obra. São eles títulos, quarta-capa, orelhas, apresentação, prefácio, posfácio, release e qualquer texto anexado. Já a capa é um dos itens mais importantes do livro, sendo um dos fatores que mais ajuda nas vendas. O responsável pela capa e projeto gráfico não precisam ser o mesmo profissional, podendo ter visões diferentes em relação a cada uma das áreas.

Produção Gráfica

Hora de fazer a última revisão e todas as alterações necessárias antes de fechar o arquivo e enviar para a gráfica. Os arquivos são enviados no formato PDF, sendo um arquivo diferente para cada item de impressão/produção gráfica como capa, miolo, caderno de imagens, etc. O produtor gráfico fica responsável por garantir que todos os arquivos estejam de acordo com as especificações exigidas pela gráfica, além de fazer o acompanhamento da impressão. É a etapa que tem um dos maiores impactos financeiros no valor final da obra. O produtor gráfico também fica encarregado de pesquisar formatos de papel, qualidade de papel, disponibilidade no mercado e acabamentos diferenciados e que conversem com o projeto.

Divulgação

Apesar de parecer finalizado após a produção gráfica e a entrega do produto final, a divulgação do livro é a etapa final e de extrema importância. Antes do fechamento do livro, as equipes de comunicação, marketing e comercial da editora já começam a trabalhar no planejamento de divulgação do livro e estratégia de vendas. Tudo isso alinhado com os prazos estabelecidos pelos profissionais da área de produção, para que nenhum dos setores seja prejudicado e o livro tenha um processo editorial e de divulgação alinhados.

Longa a jornada de produção de um livro, né? Existe muita história e trabalho por trás das páginas dos nossos companheiros de papel. É por esse motivo que por aqui o nosso lema é RESPEITA O LIVRO.

https://youtube.com/shorts/aBfjJwR4b6o