fbpx

voltar Criatividade 22/02/2021 Você se considera uma pessoa sortuda?

O professor Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, deu um jornal a indivíduos em seu laboratório e pediu a eles que contassem quantas fotos havia nele. Ele recrutou para esse experimento pessoas que se definissem como extremamente sortudas ou extremamente azaradas. Ele queria ver se as sortudas de fato enxergavam o mundo de forma diferente daqueles que não estavam em uma maré muito boa. O que você acha que aconteceu?

Nesse experimento, as pessoas azaradas levaram vários minutos para contar todas as fotos do jornal e a maioria deu respostas erradas. As pessoas sortudas, por sua vez, levaram apenas alguns segundos para dar a resposta e todas estavam certas. E por que isso aconteceu? Wiseman desenvolveu jornais especiais para essa experiência. Na primeira página de cada jornal, havia uma mensagem dizendo: “Pare de contar. Há quarenta e três fotos neste jornal”. Ambos os grupos estavam procurando as fotos, conforme foi pedido, mas os sortudos também leram essa mensagem e responderam corretamente. Ao contrário, os azarados focaram somente em contar as fotos – já que era essa a tarefa que receberam – e não viram a mensagem com a resposta de que precisavam.

Para testar mais esse resultado, Wiseman deu aos participantes azarados outra chance. No meio do jornal, ele colocou uma segunda mensagem dizendo: “Pare de contar. Diga ao coordenador da pesquisa que você viu esta mensagem e ganhe 250 libras”. Sabe o que aconteceu? Ninguém pediu o dinheiro.

Esse experimento mostra que as pessoas veem o mundo de formas diferentes. Além disso, demonstra muito bem que, ao ignorar as informações ao seu redor, você perde as dicas mais importantes, que são fundamentais para a resolução de problemas. Na verdade, o mundo é repleto de mensagens nas entrelinhas, e descobri-las depende de nós.

Uma semana de muitas descobertas ao seu redor!

Essa história foi retirada do livro “Encontre sua criatividade”, lançamento de Tina Seelig.

 

#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras