fbpx

voltar Criatividade 01/11/2020 Que tal fazer nada hoje?

Niksen. Em alemão, significa simplesmente “fazer nada”. É um novo conceito que os europeus têm adotado como uma prática para combater o estresse e a nossa vida sobrecarregada. É algo muito diferente do popular mindfullness, que tem mais a ver com aprender a ter mais foco, estar presente, que gera esforço da nossa mente. Niksen é, de fato, ficar sem fazer nada, ou fazer algo que não tenha utilidade nenhuma para nossa vida ou para nossa carreira (aparentemente).

Esse conceito tem sido usado para ajudar pessoas que lidam com forte estresse ou mesmo síndrome de burnout. É o oposto de ser produtivo, é tirar um pequeno momento do dia para ser improdutivo por opção.

Enquanto somos soterrados de informação sobre a importância do foco (que é fundamental também), pesquisadores já descobriram que se você dedicar poucos minutinhos do seu dia (eles recomendam uns minutinhos à noite) para deixar sua mente vagar, ou o que se chama de “mente itinerante”, há uma grande chance de conseguir aumentar seu foco, sua capacidade de resolver problemas e sua criatividade.

Niksen é se deixar perder no infinito enquanto olha para uma janela da sua casa, enquanto admira o fogo de uma lareira crepitando, ou simplesmente se deita numa rede, se senta em um parque, olhando para o nada, sem precisar conversar com ninguém ou dirigir sua atenção a algo. É olhar deitado para o céu e para as nuvens, olhar para a natureza, para um jardim, e deixar sua mente se dispersar, sem precisar meditar, refletir ou pensar em qualquer coisa. Fazer nada, apenas.

Que você aproveite o feriado para fazer (nada), para que amanhã sua semana seja mais produtiva e criativa!

 

Este texto é dedicado a toda a equipe da Belas Letras, que tem trabalhado incansavelmente este ano em busca de construir um grande sonho. Que nesse feriado a gente se permita fazer nada com prazer. Porque terça-feira começa nossa Black Friday!

#SegundaDaCriatividade #BelasLetras #BomDia