fbpx

voltar Criatividade 18/05/2020 Que tal desenhar seu próprio futuro?

Alguns anos atrás, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, a Roche, se deparou com um grande problema: a maior parte dos seus funcionários simplesmente não sabia por que ia trabalhar todos os dias. Uma pesquisa interna mostrou que menos de 40% dos colaboradores conhecia a Visão da Roche. E eles gastavam milhões de dólares ao ano em treinamentos, documentos, eventos e comunicação interna para conseguir passar informações sobre a estratégia da corporação.

Então a empresa contratou um desenhista para tentar deixar essa informação mais clara. Esse artista simplesmente fez o seguinte: usou sua imaginação para criar um desenho em que transformava a empresa em um foguete espacial e, dentro dele, colocou todas as informações necessárias para as pessoas compreenderem a importância de cada área na empresa. Todos os documentos e relatórios foram substituídos pelo desenho do foguete. Meses depois, uma nova pesquisa interna mostrou que 96% das pessoas tinham passado a entender a visão da empresa e 84% se deram conta de qual era sua missão no dia a dia da empresa para alcançá-la.

Quando você consegue colocar no papel, em imagens, aquilo que você sonha, as chances de você alcançá-lo aumentam, conforme as estatísticas já mostraram. Porque para atingir um objetivo você precisa ver e acreditar nele. Todos nós estamos escrevendo nosso próprio script da vida que queremos viver. Estrelando, dirigindo e escrevendo o roteiro dela. Imaginar e visualizar como ela vai ser é o motor desse roteiro.

Você consegue imaginar onde quer estar e esboçar isso em forma de imagens no papel? A consultora Patti Dobrowolski, a mesma que ajudou a Roche, tem um modelo pra você desenhar seu próprio futuro, que você pode baixar aqui se quiser. Que tal, mesmo que você não saiba nada de desenho, seja tão ruim como eu (que eu acho difícil), pegar agora uma folha de papel e, do lado esquerdo, desenhar com alguns objetos no que se resume sua vida agora, do lado direito desenhar o que você ainda sonha para você e, no meio, nas três setas, escrever três passos importantes que precisam ser tomados para chegar até o outro lado. Ou seja, desenhar seu próprio futuro. E depois eu convido você a escrever onde quiser a célebre frase de Picasso, pra começar bem a semana: “Tudo que você pode imaginar é real”.

Boa semana!

 

PS: boa parte deste texto foi extraído a partir das ideias de Patti Dobrowolski, de quem tirei o template também. Vale a pena assistir o TEDx dela.

 

#SegundaDaCriatividade #BelasLetras #BomDia

 

@guertlergustavo não é filósofo, não é psicólogo, não é palestrante, não é coach, não é guru do marketing, além de não ser mais um monte de coisas. Ele é gente, apenas – e às vezes vai para a Belas Letras trabalhar também.