fbpx

voltar Criatividade 03/06/2019 Quando é a hora certa de sair do seu emprego?

Mariana Ferrão tinha o emprego desejado por quase todo profissional de comunicação: era apresentadora da Rede Globo, tinha um bom salário, poder e fama. Em março deste ano, o contrato dela venceria e Mariana, por decisão própria, decidiu dizer adeus ao emprego onde estava há 11 anos.

Ela explicou sua saída com uma alusão a uma frase atribuída a Dostoiévski: "Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram". O que ela quis dizer com isso? Que a verdadeira inovação está na autenticidade. Quando você consegue ser você mesmo no seu trabalho isso vale a pena.

Quando agimos de maneira mais autêntica, de acordo com nossos valores e sentimentos, aumentamos nossa produtividade, criatividade, felicidade, imunidade e longevidade. Só que a grande questão no mundo do trabalho é justamente esta: como ser eu mesmo, se minha empresa só quer me colocar dentro de caixinhas?

Quando devemos trocar nosso emprego por outro, ou deixá-lo? Quando ele está fazendo você se afastar de si próprio. Quando ele está te colocando em uma gaiola, ao invés de te ensinar a voar. Aprendizado e crescimento não têm a ver com entrar em caixinhas, mas com se libertar delas e criar coisas incríveis. É possível evoluir na carreira e ter melhores salários sem abrir mão de valores. É possível entregar resultados pensando antes no propósito que levou você a gerá-los. É possível ter organização, planejamento e processos alinhados sem impedir as pessoas de pensarem.

Por isso a hora certa de sair é quando você se dá conta de que está deixando de ser quem você é na sua essência para ser o que os outros querem que você seja (ou seja, um robô).

 

Boa semana!

#segundadacriatividade #belasletras

 

PS: se estiver querendo sair do seu emprego, leia o livro O Poder do Tempo Livre, do Luciano Braga. Se não estiver pensando nisso, leia também.

PS2: se quiser sair, planeje com calma antes. Isso é bem básico, porque grana também é muito importante.

 

Gustavo Guertler não é filósofo, não é psicólogo, não é coach também. Ele é CEO da Belas Letras.

Criatividade
16/09/2019

Emprego de merda

Criatividade
09/09/2019

Para onde você está olhando?

Criatividade
02/09/2019

O que é ser produtivo para você?

Criatividade
19/08/2019

O que eu posso ganhar com isso?

Criatividade
12/08/2019

O que os inovadores têm em comum?

Criatividade
05/08/2019

Que tal parar de ler este texto?

Criatividade
29/07/2019

É só uma ideia?

Criatividade
22/07/2019

Que tal ser você mesmo?

Criatividade
08/07/2019

Segundou?

Criatividade
01/07/2019

Como você constrói sua jornada?