fbpx

voltar Criatividade 13/05/2019 Qual é a sua obra-prima?

Quando Van Gogh pintou sua famosa série dos girassóis, provavelmente jamais imaginou que ela pudesse se tornar uma obra-prima. Era apenas um gesto de boas-vindas ao seu amigo Paul Gauguin, que o visitaria. Van Gogh queria apenas que a casa fosse toda decorada com girassóis para receber o amigo.

Era uma pintura aparentemente prosaica para Van Gogh mas que ele abraçou com paixão. Escolheu tintas consideradas modernas para a época, na busca pelos tons mais altos possíveis de amarelo. Impôs a si o desafio de usar “três tons de amarelo e nada mais”. As pinturas exigiram dedicação e ao mesmo tempo urgência, porque se as flores eram colocadas de manhã cedo em um vaso diante dele, murchavam em horas. Ele precisava fazer bem feito em pouco tempo. Quando terminou, de todas as telas da série, assinou apenas duas, as que julgava que tinham ficado como ele queria.

O resultado dessa busca pela perfeição, mesmo com pouco tempo disponível é uma tela sem igual no mundo, uma explosão exuberante de amarelo incomparável. Depois dessa tela, a humanidade passou a entender o que era um girassol da vida real a partir de uma pintura. Mas para Van Gogh, a série tinha um significado mais singelo, conforme ele mesmo escreveu: gratidão.

Fazer uma obra-prima é acordar com o desejo de transformar coisas rotineiras em coisas extraordinárias para nós e para os outros. Se você trabalha com limpeza, é deixar todos os cantos escondidos de uma casa impecáveis. Se você é professor, é preparar uma aula com a obsessão de fazê-la a melhor possível para seus alunos. Recentemente, tive a oportunidade de conhecer uma professora que não só fazia isso, mas, lecionando na periferia, não descansou enquanto não encontrou uma forma de resgatá-los das drogas e da prostituição, embora fosse paga para ensinar apenas Química.

Fazer uma obra-prima é pensar em surpreender um cliente. Não importa se você não tem todos os recursos ou tempo disponível. Você faz. Porque você tem paixão por entregar o melhor que você consegue.

Que obra-prima você vai entregar esta semana?

 

Boa segunda!

#segundadacriatividade #belasletras

 

Gustavo Guertler não é filósofo, não é psicólogo, não é coach também. Ele é CEO da Belas Letras.

Criatividade
16/09/2019

Emprego de merda

Criatividade
09/09/2019

Para onde você está olhando?

Criatividade
02/09/2019

O que é ser produtivo para você?

Criatividade
19/08/2019

O que eu posso ganhar com isso?

Criatividade
12/08/2019

O que os inovadores têm em comum?

Criatividade
05/08/2019

Que tal parar de ler este texto?

Criatividade
29/07/2019

É só uma ideia?

Criatividade
22/07/2019

Que tal ser você mesmo?

Criatividade
08/07/2019

Segundou?

Criatividade
01/07/2019

Como você constrói sua jornada?