fbpx

voltar Criatividade 08/03/2021 Qual é a sua luta?

Sugestão de música enquanto lê esse texto: Ovelha Negra (Rita Lee)

Enquanto estou sentada – no meio do final de semana – pensando se cozinho feijão para a semana, termino as aulas do curso que contratei, faço a unha ou dou uma arrumada na casa, um pensamento chega à mente: segunda-feira é Dia Internacional da Mulher!

A gente sempre ouve que “Dia da Mulher é todo dia”, mas essa data marca o levante feminino por igualdade de direitos civis. Em outras palavras: o reconhecimento de que a mulher era gente!

Isso parece tão radical, né? E parece uma realidade tão diferente do que vivemos hoje...

(Agora é a hora daquele golpe fatal que geralmente a gente vê nos filmes de ação)

Infelizmente, não é.

Em níveis muitos diferentes, relacionados a condições sociais, país, grau de instrução e assim por diante, as mulheres ainda precisam lutar por seus direitos.

As lutas são as mais variadas possíveis: existem mulheres vivendo em situações análogas à escravidão, mulheres que não podem administrar seu próprio dinheiro devido a determinações do parceiro, mulheres que apanham e/ou são estupradas (e a culpa ainda recai sobre elas), mulheres que lutam por igualdade salarial e oportunidades iguais de promoção em seus trabalhos e a lista continua...

Você pode estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com criatividade – afinal, você se inscreveu para receber a #SegundaDaCriatividade, né?!

Precisamos de criatividade para superar as barreiras impostas em função de gênero. Para conseguir construir uma sociedade cada vez mais igualitária é necessário romper paradigmas, inovar o pensamento e aprender como fazer de forma diferente algo que está há anos consolidado. A criatividade empodera e transforma.

Para os nossos leitores: talvez sua luta seja combater outros que se opõem à igualdade de direitos, que não veem as mulheres como igual.

Para as nossas leitoras: a sua luta pode ser tanta coisa!

Independentemente de qual seja a sua luta neste Dia Internacional da Mulher, saiba que há apoio! Estamos longe de ser tudo que almejamos como sociedade, mas muito já foi conquistado!

 

Para finalizar esse texto, um pouquinho do que as mulheres aqui da Belas Letras desejam para essa data:

Que nesse Dia Internacional da Mulher, você possa juntar-se à causa de forma criativa!

Para todas as nossas leitoras: um Feliz Dia (cheio de resistência e resiliência)!

 

Quer ver um pouco mais de mulheres que levantaram a sua voz e mudaram o mundo? Então não perca nossa mais nova obra de arte!

#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras

 

Paloma Albuquerque Keil

Experiência do Cliente