fbpx

voltar Criatividade 09/09/2019 Para onde você está olhando?

A aula da professora Tina Seelig é uma das mais disputadas pelos alunos de Stanford, a universidade que virou berço dos grandes inovadores no mundo. Todo início de semestre, Tina realiza um experimento com os estudantes: divide-os em grupos e, em duas horas, eles precisam empreender usando um investimento inicial quase irrelevante. Quem fizer mais dinheiro com ele ganha o desafio.

Nas primeiras turmas, esse capital era de US$ 5 por grupo. Ou seja, cada “empresa” tinha apenas cinco dólares para começar seu negócio. Em outros casos, o investimento inicial era sequer em dinheiro: ela já usou clips, post its e outros objetos do dia a dia. Isso era tudo que os alunos tinham para começar e precisavam usar a criatividade para empreender.

O que Tina notou – e ela conta em seu livro Se eu soubesse aos vinte…, que a Belas Letras publica no primeiro trimestre do ano que vem – é que os alunos que melhor se saíam no desafio tinham um ponto em comum: para criar seus negócios, eles não usavam nada do investimento inicial. Todos os que se focavam em como poderiam usar bem os cinco dólares, por exemplo, acabavam trazendo um retorno sobre o investimento muito pequeno.

Os que mais ganhavam dinheiro eram sempre aqueles que, no seu modo de pensar, se davam conta de que eles não tinham nada para começar. Os cinco dólares eram apenas uma distração para que eles não pensassem em outras coisas. E isso permitia que explorassem melhor sua criatividade para testar negócios mais ousados.

Que oportunidades você está deixando de enxergar porque está olhando apenas para aquilo que você tem, não para aquilo que você pode fazer?

 

Boa semana!

#segundadacriatividade #belasletras

 

Gustavo Guertler não é filósofo, não é psicólogo, não é coach também. Ele é CEO da Belas Letras.

Criatividade
02/09/2019

O que é ser produtivo para você?

Criatividade
19/08/2019

O que eu posso ganhar com isso?

Criatividade
12/08/2019

O que os inovadores têm em comum?

Criatividade
05/08/2019

Que tal parar de ler este texto?

Criatividade
29/07/2019

É só uma ideia?

Criatividade
22/07/2019

Que tal ser você mesmo?

Criatividade
08/07/2019

Segundou?

Criatividade
01/07/2019

Como você constrói sua jornada?

Criatividade
24/06/2019

O que é levar uma vida simples?