fbpx

voltar Criatividade 06/12/2019 Para não ficar parado

Quer mudar de vida? Comece entendendo isso: a situação na qual você se encontra é de sua inteira responsabilidade — não foi você mesmo quem a escolheu? (Caso não, é de sua responsabilidade ter deixado alguém escolher por você). Aceitar que somos o produto de nossas próprias escolhas nos dá a vantagem de ter mais consciência de cada passo em nossa vida.

Importante também não se culpar — pelo cutuque de mudança ou pelas escolhas ao longo da vida: para crescer, o ser humano precisa estar em constante estado de insatisfação, e todas suas escolhas foram levando-o justamente ao ponto necessário de mudança, onde você se encontra agora. Antes de ser consultor de estratégia de grandes corporações, autor e palestrante, fui professor universitário. Antes disso, executivo de empresas. Antes disso, corretor de imóveis. Barman em pub. Skatista. E quer saber a verdade? Continuo sendo um pouco de cada. 

Não trate o tempo como armadilha. Lembre-se de que a vida não é curta, portanto não ficou tarde para começar nada. Pare de vasculhar biografias ilusórias e imaginar passados que "deveria ter tido". Largue o indexador das redes. A fabricação de medidas do que devia estar fazendo. Desligue o cronômetro do espelho. Vá comemorar aniversários com amigos. Sabia que Momofuku Ando inventou o macarrão instantâneo depois dos setenta anos de idade? Mexa-se agora, não fique parado. Ou você é daqueles que culpa seus pais por não tê-lo matriculado em aulas de guitarra?

 

Cassio Grinberg - Sócio da Grinberg Consulting e autor do livro Desaprenda