fbpx

voltar Criatividade 05/10/2020 O que você vê em 2020?

Há uma história até já muito contada aqui no Brasil, mas que não descobri a real origem dela, sobre um professor que preparou um teste surpresa para seus alunos. Todos eles receberam uma folha em branco, com um ponto preto exatamente no meio dela. O professor explicou o que era a prova: “Quero que cada um escreva o que está vendo à sua frente”.

No fim da aula, o professor recolheu todas as folhas e as leu uma a uma em voz alta na frente. Cada um dos trabalhos tentava descrever o ponto preto no meio da folha sob ângulos diferentes, uma perspectiva um pouco mais criativa ou usando ele como metáfora. Depois de ler todos o professor perguntou: “Por que ninguém escreveu nada sobre a maior parte, que era a que estava em branco no papel, e só sobre o ponto preto?”.

Todo mundo olhou apenas para o ponto no papel e o mesmo acontece com a nossa vida. Às vezes a gente tem um monte de coisas positivas acontecendo todos os dias mas continua prestando atenção em manchas muito pequenas comparadas ao todo.

De alguma forma, tudo que nos aconteceu de ruim este ano fez a gente perder ainda mais o foco na nossa folha em branco. Ficamos trancados em casa, com medo de um inimigo invisível, mas não nos demos conta de que esse tempo conosco podia na verdade ser uma oportunidade para convivermos mais com as pessoas que amamos, para criar novas oportunidades de negócio digitais para o nosso trabalho e para termos mais tempo para aprender novas habilidades.

Hoje, que é Dia do Empreendedor, a gente aqui na Belas Letras vai dar a largada em uma nova iniciativa que de alguma forma é sobre isso, que tem a ver com olhar para a folha em branco (e de um jeito divertido). O projeto se chama “Ainda dá tempo”, e ele não foi nem proposto nem criado por nós, mas pela maravilhosa Marcela Catelli, nossa leitora de São Carlos (SP), e abraçado por outros leitores. Como não sabíamos como explicar o formato, a gente batizou de “RealityCast”, pra você ouvir no Spotify, assistir no Youtube e acompanhar em todas as nossas redes se quiser.

Durante 30 dias, a partir de hoje, essas pessoas (incluindo eu) vão se desafiar a colocar no mundo um projeto que sonhavam fazer mas por causa da pandemia acabaram abandonando. Queremos fazer valer os próximos três meses do ano e mostrar que ainda dá tempo de fazer muita coisa, o ano não está perdido.

Se quiser acompanhar, o primeiro episódio já está no ar, no YouTube e no Spotify.

Espero que ainda dê tempo de você realizar muitas coisas esta semana já!

 

#SegundaDaCriatividade #BelasLetras #BomDia