fbpx

voltar Criatividade 19/08/2019 O que eu posso ganhar com isso?

Tem uma máxima entre os chineses que diz que você só faz bons negócios quando não pensa em fazer negócios. É parte da cultura do guanxi, uma palavra que não tem tradução, mas que quer dizer mais ou menos o seguinte: primeiro vamos nos conhecer, sem contratos, sem papeis, depois podemos ser amigos, confiar um no outro e, quem sabe, fazer negócios.

No ano passado, uma das professoras de Yale estava me contando sobre a construção do prédio da escola de negócios da universidade. Ao contrário de outros prédios - alguns que eram mansões doadas por ex-alunos agora milionários - esse era o único todo de vidro. No meio das obras houve uma crise financeira e eles precisaram paralisar as obras por um tempo. Para concluir o prédio os arquitetos cogitaram substituir o vidro por alvenaria. Os doadores negaram. Faziam questão que fosse usado vidro em tudo. O motivo: eles queriam que todos os alunos lá dentro assimilassem, não apenas nas aulas, mas enquanto caminhassem e respirassem por aqueles corredores, a ideia de que negócios devem ser transparentes sempre.

Empresas não se relacionam com empresas, mas sim pessoas se relacionam com pessoas. Que tal esta semana deixar de vez em quando o whatsapp de lado, desconectar um pouco e encontrar pessoalmente seus contatos comerciais? Que tal pensar em "como podemos construir algo juntos" do que "o que eu posso ganhar com isso"? Isso, sim, é fazer um grande negócio a longo prazo.

 

Boa semana!

#segundadacriatividade #belasletras

 

Gustavo Guertler não é filósofo, não é psicólogo, não é coach também. Ele é CEO da Belas Letras.

Criatividade
09/09/2019

Para onde você está olhando?

Criatividade
02/09/2019

O que é ser produtivo para você?

Criatividade
12/08/2019

O que os inovadores têm em comum?

Criatividade
05/08/2019

Que tal parar de ler este texto?

Criatividade
29/07/2019

É só uma ideia?

Criatividade
22/07/2019

Que tal ser você mesmo?

Criatividade
08/07/2019

Segundou?

Criatividade
01/07/2019

Como você constrói sua jornada?

Criatividade
24/06/2019

O que é levar uma vida simples?