fbpx

voltar Criatividade 24/06/2019 O que é levar uma vida simples?

Em 2010, Ted Weschler pagou 2,6 milhões de dólares para almoçar com Warren Buffet, um dos homens mais ricos do planeta. A oferta era parte de um programa de caridade para arrecadar recursos para uma entidade chamada Glide, que oferece desde vagas em creches a tratamento para portadores de HIV. Todos os anos Buffet - um dos maiores investidores do mundo - faz uma refeição com a pessoa que pagar o maior valor no leilão e reverte à caridade. Desde que ele se engajou na ação, arrecadou 35 milhões de dólares para a Glide.

Onde você levaria alguém que está pagando 2,6 milhões pelo almoço? Um restaurante três estrelas Michelin? Buffet escolheu o Piccolo Pete's, um humilde restaurante italiano em Omaha. Ele e Ted pediram frango ao parmesão e duas Coca-Colas. A conta: 34 dólares.

Warren Buffet tem uma fortuna de 85 bilhões de dólares. Mora ainda hoje na casa que comprou por 31,5 mil dólares em 1958 e todos os dias toma café no McDonald's. Também está doando tudo que ganhou (diz que vai deixar aos filhos o suficiente para que eles não consigam viver sem trabalhar).

O que é uma vida simples para você? Para Buffet, é ter prazer nas pequenas coisas. É acreditar que a felicidade está dentro de você, não fora. É fazer coisas que você pode justificar para si mesmo um dia. É manter hábitos frugais, não importa o tamanho da conta bancária. Bill Gates não gasta dinheiro com roupas e joias. Matthew McConaughey  mora num trailer. Sarah Jessica Parker veste os filhos com roupas usadas dos sobrinhos. Julia Roberts planta vegetais em casa e usa shampoos comuns – como esses de hotel. Jennifer Lopez já apareceu para gravar American Idol com um vestido de 26 dólares. Como você pode tornar sua vida mais simples e feliz? Aqui na Belas Letras, por exemplo, a gente trabalha de pantufas e faz reuniões sentados no chão ou em pufes.

 

Boa semana!

#segundadacriatividade #belasletras

 

Gustavo Guertler não é filósofo, não é psicólogo, não é coach também. Ele é CEO da Belas Letras.