fbpx

voltar Criatividade 01/03/2021 Como você olha para as limitações ao seu redor?

Em busca do Cálice Sagrado é um dos maiores filmes de comédia da história do cinema, uma sátira às aventuras de cavalaria, criada pelo grupo britânico Monte Python. Nele, o Rei Arthur e seus cavaleiros embarcam em uma jornada com sérias restrições orçamentárias em busca do Cálice Sagrado, encontrando no caminho muitos obstáculos que levam o espectador a rir do início do fim.

Quando o grupo resolveu fazer o filme, que estreou em 1975, os próprios criadores não tinham verba para produzi-lo. O orçamento era tão baixo que, num filme de cavalaria, faltava dinheiro para o que parecia o principal: alugar cavalos.

Diante dessa limitação, os atores usaram sua criatividade na hora de olhar para o problema que tinham à sua frente. Em vez de se perguntarem “Como conseguimos os cavalos?”, ou “Como conseguimos o dinheiro para alugar os cavalos?”, eles se perguntaram o seguinte: “Como podemos recriar o galope dos cavalos?”.

A solução está em uma das cenas clássicas do filme. Nela, você ouve o som de cavalos vindo na sua direção em meio a uma neblina densa. Mas conforme eles se aproximam, percebe-se que não são cavalos – somente um soldado batendo dois cocos, que imitam o som do trote do cavalo. As piadas de toda a cena teriam dado certo também com os cavalos, mas ela ficou muito mais engraçada introduzindo os cavaleiros com a cena dos cocos.

Às vezes no nosso trabalho – e por que não, na nossa vida pessoal – usamos as limitações ou as pressões ao nosso redor como desculpas quando na verdade podemos encará-las como um convite à inovação e a criatividade. Jamais espere pelas condições ideais para desenvolver seu potencial criativo e sua capacidade de inovar. Limitações – de tempo, de orçamento ou de ferramentas – podem ser um presente para você mostrar a que veio ao mundo. Quando você se vir em uma situação muito limitante, inspire-se nos cocos.

Uma semana com muitos bons problemas para você!

Essa história foi retirada do livro “Encontre sua criatividade”, lançamento de Tina Seelig.

 

#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras