fbpx

voltar Criatividade 15/07/2019 Como você lida com a realidade adversa?

Burlington é uma pacata cidade da costa leste americana, com pouco mais de 40 mil habitantes. Lá o inverno dura sete meses por ano e é comum os termômetros marcarem negativo. Num lugar tão afastado de tudo e com tanto frio, que tipo de negócio você abriria lá? Com 27 anos, Jerry Greenfield resolveu abrir uma sorveteria em Burlington. E só contou aos pais seus planos depois de ter aberto a loja, com medo de que eles o impedissem – na verdade, seus pais ficaram aliviados, porque pensaram que dos males o menor, já que acharam que ele iria se tornar caminhoneiro, o que para os pais seria pior.

Por incrível que possa parecer, para Jerry, a aceitação dos pais era um problema maior do que o frio de sete meses por ano. Isso ele resolveu da seguinte maneira: resolveu dar aos clientes um centavo de desconto para cada grau abaixo de zero na rua. Com essa ideia simples, porém criativa, quanto mais frio fazia, mais clientes apareciam. Jerry tinha um sócio na sua empreitada, um amigo de infância com um “pequeno” impedimento: Ben Cohen não tinha olfato. Mas isso não o impediu: ele achou um jeito de entender e definir os padrões dos sorvetes pela textura. Quando o negócio completou um ano, os sócios serviram sorvete de graça para toda a cidade, pois nem eles acreditavam que aquela loucura toda poderia durar todo esse tempo.

Esse episódio, contado no livro Desaprenda, do Cassio Grinberg, foi o começo de uma das maiores franquias mundiais de sorvete, a Ben and Jerry’s.

Como Jerry tinha o frio quase glacial de Burlington, todos os dias enfrentamos realidades adversas que nem sempre podemos mudar. Mas, às vezes, com criatividade podemos usá-las a nosso favor. Criar oportunidades onde outros só veem problemas. Em outras palavras, isso se chama otimismo.

 

Boa semana!

#segundadacriatividade #belasletras

 

Gustavo Guertler não é filósofo, não é psicólogo, não é coach também. Ele é CEO da Belas Letras.

Criatividade
09/12/2019

O que você aprendeu este ano?

Criatividade
06/12/2019

Para não ficar parado

Criatividade
27/11/2019

Eu sou a Mari e eu mudei

Criatividade
16/09/2019

Emprego de merda

Criatividade
02/12/2019

Você vai morrer

Criatividade
18/11/2019

Que tal agradecer AGORA?

Criatividade
11/11/2019

Por que ler + ?

Criatividade
04/11/2019

Que paixões te guiam?

Criatividade
28/10/2019

O que é deixar uma marca no mundo?

Criatividade
21/10/2019

Você não é insubstituível